— por Lucas Meireles
O aluno do curso de Jornalismo Vinicius Andrade produziu, para duas disciplinas, uma reportagem intitulada “O Cotidiano nos Trilhos”. A matéria aborda o dia-a-dia de funcionários e passageiros do bondinho de Santa Teresa.
Orientado pela professora Tatiana Lima (DLC), a reportagem foi um projeto para a disciplina Redação Jornalística II.
Centenário, o bondinho é um dos símbolos do bairro de Santa Teresa. Contudo, o meio transporte teve seu trajeto reduzido depois do acidente que vitimou 6 pessoas em 2011. Por conta disso, o meio de transporte encurtou bastante o itinerário. Deixando de percorrer 10km pelo bairro do Centro para percorrer apenas 4km. Segundo o material apurado por Vinicius, o fechamento de parte do trecho tem prejudicado os moradores da região.
“Quando eu me mudei para o Rio de Janeiro, morei dois meses em Santa Teresa. Cheguei e lá e já tinha esse contexto todo do bondinho, mas ele só estava servindo para turistas. E tinha muitas manifestações para a volta do bondinho popular. Quando a Tatiana chegou chegou com essa ideia de cotidiano, eu pensei em falar justamente sobre a quebra do cotidiano dessas pessoas. Como é um ritmo diferente do que é andar de ônibus, porque é um transporte aberto, um transporte que remete a outros tempos”, explicou Vinícius.
Confira a reportagem completa no link: “O Cotidiano dos Trilhos“.
Jardim Gramacho: reportagem denuncia descaso com moradores
“CASA NEM: um teto para a diversidade”: Reportagem sobre um lar para transexuais
“Resistência e Saudade”: reportagem indica que Feira de São Cristóvão tem futuro incerto